Que venham as Olimpíadas de Londres!

Adoro Jogos Olímpicos! É para mim uma Copa do Mundo na qual o futebol não é o centro das atenções...

Assisti ao que pude dos Jogos de Pequim e quero compartilhar o meu balanço sobre os jogos. Foram 3 ouros, 4 pratas e 8 bronzes...15 medalhas, repetindo o récorde do total de 15 medalhas obtidas em Atlanta e ficando distante das 5 medalhas de ouro de Atenas. O Brasil ainda bateu o número de finais disputadas.

Porém, o desempenho brasileiro pode ser considerado ruim em relação à expectativa da maior parte dos brasileiros.

Esperavamos melhor desempenho de alguns atletas como Diego Hipólito (que repetiu o feito de Daiane dos Santos em Atenas) que chegou como o grande favorito e errou, caiu e perdeu o pódio... de Ricardo e Emanuel, que foram surpreendidos por Márcio e Fábio Luiz (que ficaram com a prata no vôlei de praia)... Rodrigo Pessoa não conseguiu o bi-campeonato... o judô deixou a desejar com João Derly que, de acordo com o seu algoz, traiu o rapaz antes dos jogos e como vingança ficou sem a medalha...

...Esperavamos mais de Thiago Pereira? Pelas medalhas no Pan, sim. Considerando o tempo dele nas provas que disputou, podíamos imaginar uma briga pelo brinze.

...Esperavamos mais de Jadel Gregório, esperavamos a revanche do vôlei masculino contra os EUA na quadra...Esperavamos que a Jade chorasse de alegria e não de tristeza!

Esperavamos mais de muita gente... Ah e o futebol masculino, com Ronaldinho Gaúcho e tudo, esperavamos o ouro. O Penta-campeão mundial de futebol jamais ganhou sequer uma medalha e não merecia, e não mereceu. O descaso da CBF com a seleção e com a preparação para os Jogos, sem tempo para treinar, sem técnico e sem Kaká e Robinho... Ah, aquele jogo com a Argentina... que vergonha!

O futebol feminino sim. Errou e errou muito na final com as americanas (três zagueiras contra uma atacante, jogadas individuais em excesso...) mas lutou! Foi melhor o tempo todo, perdeu. Mas ganhou a prata com gosto de prata, que é bem menos do que essas meninas merecem e ao mesmo tempo, bem mais do que o futebol brasileiro merece.

E César Cielo? Quem não chorou com ele no pódio? Fantástico! Ah, Maurren...

Quem não vibrou com a seleção feminina de vôlei? Aquele jogo com a Rússia lá em Atenas estava engasgado...

Se descontarmos as 2 medalhas do futebol (prata feminino e um vergonhoso bronze no masculino) e as 4 medalhas do vôlei (prata com o masculino na quadra e na praia, bronze na praia com os homens e OURO com as meninas na quadra), esses que são o primeiro e o segundo esportes do país respectivamente; o Brasil conquistou 9 medalhas nos demais esportes, sendo que duas na vela (esporte considerado elitizado)...As sete medalhas restantes vieram: atletismo com a BRILHANTE E GUERREIRA MAURREN, três no judô, duas na natação com Cielo e prata no taekowndo.

As medalhas vieram no brilhantismo individual dos atletas, à excessão do futebol e do vôlei (os dois maiores esportes no país) que possuem investimentos capazes de produzir campeões olímpicos. Nos demais esportes o brilhantismo individual foi o maior responsável pelas conquistas... Não temos um programa olímpico decente no Brasil...Não adianta querer preparar atletas um ano antes dos Jogos, a preparação leva tempo. A China fez isso, e liderou de ponta à ponta o quadro de medalhas. A Inglaterra já começou seu investimento (e descobriu talentos como o jovem de 14 anos finalista do nado sincronizado) e obteve resultados em Pequim e deverá brigar pelo terceiro lugar do quadro de medalhas em 2012.

Não tenho pretensões que o Brasil lidere o quadro de medalhas, não agora... Mas se queremos sediar uma Olimpíada deveríamos ao menos vestir o espírito olímpico e começar agora à investir no esporte na base, nas crianças...

No mais, viva à grande festa do esporte e que venha Londres 2012....

Posted byEdison Siqueira at 18:14  

0 comments:

Post a Comment